Ainda não encontramos uma empresa que não possa  beneficiar-se de mais franqueza, menos negação, comunicação mais rica, desenvolvimento consciente de talento e líderes disciplinados que demonstrem compaixão.” Lembram Sherman & Freas (2004)

O processo de COACHING EXECUTIVO GEMMA está comprometido com o incremento de “COMPETÊNCIAS“, sobretudo das competências essenciais da lidrança.

Os objetivos do coaching executivo podem ser diferentes de executivo a executivo, de empresa a empresa, mas Segundo Dean & Meyer, três aspectos parecem comuns:

  1. Expandir a autoconsciência,  para perceber como suas caracteristicas afetam sua tomada de decisão, relacionamentos e outros questões relacionadas ao seu papel.
  2. Alterar comportamentos limitadores e autodestrutivos, como prepotência, agressividade, desrespeito, autocracia e controle excessivo.
  3. Capacidade de autogestão e COMPETÊNCIA RELACIONAL.

Ciclo do COACHING EXECUTIVO GEMMA: 

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O que é coaching

 

O coach é alguém que nos estimula a fazer o que não queremos para que possamos nos tornar aquilo que queremos ser. – Michael Jordan

 

Este é o produto mais personalizado da Gemma e reafirma seus valores em informar, formar e transformar o ser humano. Em processo de  coaching, a Gemma assume a missão de apoiar o profissional para atingir determinado resultado. É um trabalho individual ou grupal baseado em necessidades específicas, onde novas competências técnicas e relacionais são desenvolvidas sob medida.

Como coach atuamos como arquitetos de trajetórias. Junto ao cliente “fotografamos” a situação atual, analisamos seu cenário nas áreas foco do coaching. Definimos o ponto de chegada, seu objetivo , sua meta. A partir daí, disponibilizamos ferramentas para que ele possa construir sua trajetória.

São 3 as fases básicas do coaching:

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Como lembra Gonzales (2005), as definições de coaching apresentam diferenças entre si mas, ao mesmo tempo, é possível identificar alguns aspectos em comum:

 

  • Movimento: explora caminhos de aprendizagem e transformação.
  • Relacionamento: confiança, apoio e reflexão como instrumentos de aprendizagem.
  • Processo: dialógico e colaborativo.
  • Contexto: Compreensão das condições nas quais o coachee atua.

 

Definições de Coaching

A ICF, International Coaching Federation, define coaching como:

“Uma parceria continuada que estimula e apóia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional. Por meio do processo de coaching, o cliente expande e aprofunda a sua capacidade de aprender, aperfeiçoa seu desempenho e eleva sua qualidade de vida. “

Para Rosa Krausz, fundadora da Abracem- Associação Brasileira de Coaching Executivo Empresarial,  coaching é:

“Um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores, crenças e aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades, expandam sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz. Por esta razão, constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e a aprendizagem contínuos.”

“Coaching é uma parceria em que o coach ajuda o cliente a atingir o melhor em sua vida pessoal e a produzir os resultados que ele quer em sua vida pessoal e profissional. A intenção deste método é similar à de outras profissões de suporte: ajudar uma pessoa a mudar da maneira que ele quer e suportá-la na transformação para o melhor que ela possa ser”. Segundo Joseph O’Connor, fundador do ICC – International Coaching Community.

Tipos de Coaching

Conheça os principais tipos de coaching disponíveis atualmente:

Coaching Executivo

Direcionado para gestores seniores, com foco no desenvolvimento de competências em gestão e em liderança. Foca as habilidades para produzir resultados significativos com vistas ao atingimento das metas do negócio no qual o executivo é responsável.

Com base no desenvolvimento das competências técnicas de gestão e das Competências Relacionais®, o coach representa um “provocador” para seu cliente, instigando seu pensamento para explorar tópicos relacionados aos negócios e tópicos de desenvolvimento pessoal no sentido de aumentar a agregação de valor nas suas entregas.

Coaching Intercultural

O coaching intercultural tem como objetivo explorar assertivamente aspectos da diversidade cultural que interfiram na efetividade do executivo em suas atribuições.

Esse programa atende ao estrangeiro ingressante na nova cultura e também ao grupo ou time que está recebendo o novo integrante. Aspectos psicológicos das perdas e dos ganhos envolvidos na mudança, da compreensão dos aspectos simbólicos na comunicação, bem como da multiplicidade de emoções e expectativas criadas a respeito do novo país e da nova vida, fazem parte do enfoque desse programa de coaching.

Coaching Pessoal ou de Vida

Direcionado para desenvolver o poder que o cliente tem para expandir todo seu potencial, transformando intenções em ações e materializando os resultados desejados.

Esta abordagem prestigia temas como estabelecimento ou revisão de metas de vida, análise e releitura de valores pessoais e crenças limitantes. O coach tem papel fundamental na identificação e suporte ao desenvolvimento de habilidades específicas alinhadas a meta do cliente, como por exemplo, expandir as habilidades de comunicação, assertividade, tomada de decisões, resolução de conflitos, gestão do tempo.

“Uma solução focada nas metas e missão de vida. Orientada para resultados é um processo sistemático no qual o coach facilita o realçamento do desempenho no trabalho, experiência de vida, aprendizado auto dirigido e crescimento pessoal para o coachee.” (Baseado na descrição de Anthony Grant, Universidade de Sydney, 2000)

Especialidades/Nichos

O coach é um expert em endereçar um aspecto particular da vida da pessoa, como estresse ou carreira. Na modalidade de nichos o coaching é focado em realçar uma seção particular da população, como por exemplo, doutores, jovens, expatriados, etc.

Coaching de Grupos

O foco é alavancar a performance do grupo para atingir um objetivo comum de negócio. Pode-se ainda ampliar sua atuação, criando um ambiente onde os indivíduos podem ser coaches entre si.

Direcionado para as questões que vão além da formação e funcionamento de uma equipe, foca em maximizar a capacidade de entrega da equipe.

O coach neste cenário é um facilitador do processo de desenvolvimento de equipe de Alto Desempenho através de técnicas específicas que atuam em questões menos tangíveis do ponto de vista organizacional, mas que impactam diretamente a performance e a produtividade dos executivos.

A essência do coaching de equipe é atuar nos alicerces que sustentam a existência de todo grupo, os contratos de relacionamentos. O coach, conhecedor de processos grupais, atua nos três níveis de contrato: o explícito, o implícito e o psicológico.

Esta técnica permite neutralizar aspectos improdutivos e potencializar as Competências Relacionais® essenciais para o melhor funcionamento da equipe. A alta performance é resultado de um conjunto de competências usadas para garantir os propósitos específicos de existência do grupo.