Como as empresas estão colocando um fim na cultura do recrutamento “just-in-time”?

A chave para os planos de sucessão é identificar rapidamente uma série de profissionais com habilidade e potencial para diferentes colocações na empresa em que novos talentos serão necessários no futuro.

Apesar de parecer simples, é preciso haver um planejamento que se relacione com as necessidades do negócio e tenha o direcionamento apropriado em desenvolvimento de pessoas.

Os planos de sucessão precisam ser gerenciados pelo RH para evitar que gerentes destaquem seus “favoritos”. Seu processo também deve ser claro para que todos estejam cientes dele: baseado em que aspecto um talento é considerado para a sucessão de um líder?

A falta de um processo de avaliação de desempenho eficiente pode estragar um forte planejamento de sucessão. Além disso, se houver promessas demais e o número de promoções não for suficiente, a empresa pode ter um excesso de talentos sem espaço na organização.

É preciso tomar cuidado com promessas no planejamento para não desapontar os profissionais. Deve-se ter em mente que o planejamento de sucessão é um documento vivo que sofre constantemente com mudanças no mercado e nos requisitos das funções.

Hoje, alguns gestores já pensam intuitivamente no futuro do seu departamento e da sua equipe, no entanto, não têm a ideia de desenvolvimento de talentos, um conceito mais conhecido pelos profissionais de RH.

Apesar de as grandes empresas ainda estarem enfrentando a complexidade do gerenciamento de pessoas, o RH tem encontrado outras maneiras de integrar o planejamento de sucessão ainda no recrutamento, traçando um caminho dentro da organização para o funcionário desde a seleção. O ideal é que haja uma boa disposição de talentos em todos os níveis da empresa.

A Gemma Consult tem vários projetos estruturados de desenvolvimento de pessoas e liderança, coaching e competências relacionais que são personalizados para cada cliente. Conduzimos processos continuados de desenvolvimento, evitando trabalhos pontuais de liderança, para garantir uma liderança realmente efetiva.

Com CIPD



Tag(s): + Categoria(s):   

Deixe um comentário!